Enio Correia: superando desafios

Enio CorreiaFormado em Engenharia desde 2012, Enio Correia buscou novos desafios em sua carreira mesmo diante de um mercado instável. Trabalhando na área de Telecomunicações, ele enfrentou a incerteza e conseguiu uma evolução positiva em sua carreira.

Conversamos com ele sobre esta etapa, confira!

Como chegou até o nosso site? Como foi sua primeira conquista pela Catho?

Eu já atuo na área de Telecomunicações há nove anos e nos últimos cinco anos estava em uma multinacional desempenhando a função de Técnico em Telecomunicações. No final de 2012, eu havia concluído a graduação em Engenharia e senti a necessidade de buscar novos desafios para minha carreira, fiz a inscrição em janeiro de 2013 em diversos sites de emprego, mas não obtive nenhum êxito.

Eu nunca havia utilizado os serviços da Catho, mesmo sabendo que alguns amigos haviam conseguido uma melhor colocação no mercado graças ao site, mas isso ainda não me convencia. Em junho de 2013 eu resolvi fazer um teste me cadastrando no site e utilizando a promoção que a Catho oferece de 7 dias gratuitos.

Logo no sexto dia utilizando os serviços eu fui convidado a participar de um processo seletivo para uma vaga como Engenheiro Pleno, fiz a entrevista, fui aprovado e na semana seguinte já estava trabalhando, possuindo um cargo bem acima do anterior, executando as mesmas funções profissionais e com aumento significativo em meus rendimentos.

Qual era sua situação no mercado ao assinar a Catho?

Quando assinei com a Catho, o mercado de Telecomunicações estava bastante instável e ainda se mantém neste mesmo nível, sempre com altos e baixos, pois como se trata de tecnologia é necessária atualização constante para disputar as vagas.

Um diferencial que a Catho possui em relação aos outros sites é a qualidade das vagas oferecidas, ou seja, as empresas tem maior credibilidade em oferecer suas vagas no site.

Qual foi seu diferencial para conseguir o emprego?

Eu me cadastrei nas vagas que realmente coincidiam com meu perfil profissional, inclusive realizei adequações em meu currículo para cadastrar nas vagas oferecidas, ou seja, é necessário criar vários modelos de currículos adequando os conhecimentos que você possui, mas sempre sendo sincero nas informações.

Postura durante a entrevista e bom conhecimento sobre as atribuições que a empresa necessitava, foi fundamental para conseguir a vaga.

Quais dicas você dá para outros usuários conseguirem também um emprego?

As dicas que sugiro para os outros usuários é estarem sempre atualizados com o que há no mercado referente à sua área de atuação, elaborar um bom currículo, bem estruturado e focando nas qualidades macros que você possui em experiências anteriores e formações realizadas.

Uma ótima dica é utilizar os serviços que a Catho oferece para estruturar um bom currículo. Buscar formações também é um diferencial, seja em graduação, pós-graduação e certificações na área de atuação.

Dizer sempre a verdade sobre os níveis de conhecimentos que possui sobre determinado item ou ferramenta é imprescindível, e caso a vaga peça um conhecimento adicional, é importante dizer que estará apto a empenhar-se ao máximo para adquirir esse conhecimento em um curto período de tempo.

Não basta somente dizer, caso seja contratado é necessário realmente adquirir o conhecimento solicitado pela empresa.

Se for convidado a participar de um processo seletivo, pesquise tudo sobre a vaga e a empresa antes da entrevista pessoal, é importantíssimo que você se prepare, até responder em voz alta as perguntas padrão que um entrevistador faz, e ter as respostas corretas de interesse da empresa. Busque sempre informar ações relevantes que contribuíram para o crescimento próprio e da empresa em experiências anteriores.

Atentar-se com vestimenta adequada no dia da entrevista e vocabulário utilizado, evitando gírias e conotações indevidas.

De que forma seu novo emprego vem impactando sua vida?

Esse novo emprego está me proporcionando uma qualidade de vida melhor, e enorme satisfação profissional. A qualidade de vida se dá ao aumento do rendimento, localização próxima e acessível de minha residência até a empresa.

Graças ao aumento no rendimento eu procuro reverter em cursos e atividades que tenho como hobby, bens materiais, entre outros. E também em aperfeiçoamento profissional, realizando diversos cursos voltados para minha área de atuação, um deles é o início nesse semestre do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos em uma das faculdades mais renomadas de São Paulo.

Profissionalmente, estou atuando em uma área que está sendo criada na empresa, e tenho o prazer em fazer parte deste desenvolvimento, pois sempre gostei muito de criação, inovação e novos desafios.

Quais foram seus maiores desafios na carreira até agora?

Trabalhando nessa área de tecnologia, é preciso superar desafios impostos diariamente, já tive situações devido à volatilidade das empresas em que fiquei responsável por projetos complexos que demandaram trabalhos diurnos e noturnos exaustivos e de grande responsabilidade, situações em coordenar equipes com mais de 50 pessoas, garantindo as metas mensais impostas pela empresa, vencer desafios como falar em público e realizar treinamentos técnicos internos.

Foi um desafio vir do interior de uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes e trabalhar em uma megalópole como São Paulo, distante da família, subsidiando moradia, alimentação, transporte e os investimentos no estudo.

Qual é seu objetivo de carreira? Onde você pretende chegar?

Meu objetivo é o crescimento profissional contínuo, tenho metas profissionais que buscarei ao longo de minha carreira, sempre com muito foco e determinação. Penso que a maior realização e satisfação profissional é ver meu trabalho apresentando resultados e sendo reconhecido, em consequência desses resultados obter promoções para níveis superiores.

Confira o depoimento de Enio em nosso canal no YouTube! Faça como ele! Vá à luta!

Deixe uma resposta