Você sabe como anda o mercado de trabalho?

Panorama do Mercado de TrabalhoEntender o panorama do mercado de trabalho é essencial para o recrutador encontrar o candidato ideal com qualidade. Hoje vivenciamos o paradoxo do baixo crescimento econômico versus a alta movimentação de mão de obra. Este momento está diretamente ligado ao nosso Produto Interno Bruto (PIB) que não cresceu na proporção estimada e chegou aos seus 0,9% em 2012, o menor crescimento entre os países do Brics.

Isso afetou diretamente nas projeções do mercado de trabalho. A demanda por mão de obra continua crescendo, porém, com dificuldades em alguns nichos. O nível operacional, cujo salário médico é de R$ 1.000,00, sofre com a falta de profissionais, quanto o nível sênior, cujo salário médio é acima de R$ 6.000,00, encontra dificuldade de qualificação.

A taxa de desemprego no país fechou em 4,6% em 2012, índice baixo em comparação a outros anos, ou seja, está mais difícil para as empresas encontrar profissionais adequados.

O cenário atual é o de pleno emprego, em que menos profissionais buscaram ativamente uma nova colocação. Apesar disso, muitos estão abertos a uma nova oportunidade que os ajude alavancar a carreira. Foi o que indicou a Pesquisa de Mercado Catho: 94% dos profissionais empregados estão abertos  a ouvir uma nova proposta de emprego.

Pensando nessa dificuldade das empresas em contratar, a Catho está aprimorando sua base de currículos para atender a todos os segmentos com eficiência e agilidade.

Deixe uma resposta