Hoje é o Dia do Profissional de RH!

Dia do Profissional de RHGerenciamento de pessoas, administração de pessoal ou gestão de talentos. Estas são algumas das denominações dadas aos profissionais de Recursos Humanos, que têm como função alinhar e conscientizar os funcionários em torno dos objetivos da empresa e, ao mesmo tempo, deixá-los motivados e qualificados para encarar os desafios do mercado e de suas próprias carreiras.

Hoje é o Dia do Profissional de RH, mas você sabe por quê? No dia 3 de junho de 1976 foi fundada a WFPMA (World Federation of People Management Associations), data que foi absorvida por todas as federações internacionais como o dia em homenagem ao profissional de Recursos Humanos. No Brasil, a data foi concretizada pelo então fundador da extinta Associação Paulista de Administração de Pessoal – hoje ABRH-SP –, Genézio Lucone.

No meio corporativo brasileiro, a área de RH começou com uma função muito operacional, pois lidava exclusivamente com departamento pessoal, recrutamento e seleção e remuneração. Mas, ao longo dos anos, foi evoluindo para um setor muito mais estratégico aos negócios das organizações. “O profissional de RH tem um valor importantíssimo, pois sem ele a empresa perde as rédeas da gestão de pessoas, enfraquecendo a motivação e engajamento do capital humano”, explica Elaine Saad, vice-presidente da ABRH Nacional.

Ser um atuante em RH é, acima de tudo, gostar de gente. Parabéns a todos os profissionais de Recursos Humanos!

 

Deixe uma resposta