Confira cinco dicas para potencializar seu negócio

Confira cinco dicas para potencializar seu negócioA cada quatro brasileiros, três almejam ter o próprio negócio. Este é o resultado de uma pesquisa feita pela Endeavor, organização internacional sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo de alto impacto.

Os principais motivos que impulsionam estes números são independência pessoal e perspectiva de renda maior. As oportunidades que estão surgindo por conta do crescimento da economia empolgam quem quer ter seu empreendimento.

Mas quais as precauções e análises que devem ser feitas visando redução dos riscos e aumento das chances de sucesso? O tema é realmente importante, pois, na maioria das situações, essa aposta num negócio próprio muitas vezes envolve as economias acumuladas ao longo de vários anos de trabalho.

Conversamos com José Carlos Ignácio, sócio-fundador da JCI Acquistion, consultoria de gestão empresarial, que apontou 5 dicas para aumentar as chances de sucesso como empreendedor:

1 – Mercado: A área de atuação escolhida tem que ser excelente, ou seja, deve ser grande em termos de valores e ter uma perspectiva de crescimento por vários anos. Tais informações são de fácil acesso na internet e em outras publicações, sendo que atualmente vestuário, perfumaria, alimentação, tecnologia e infraestrutura são alguns destaques. Há mais chances de um empresário mediano ter sucesso num ótimo mercado do que um ótimo empresário em um mercado mediano.

2 – Expertise: Seja através de voo solo ou de franquia, procure aproveitar conhecimento e experiência adquiridos anteriormente. Isto será muito útil na transição de empregado para empresário, tanto em termos de adaptação quanto de resultados econômicos.

3 – Faça as contas: Veja perspectivas de crescimento do faturamento (seja conservador), custos e despesas prováveis (exagere). E também apure o resultado previsto para curto e longo prazo, de forma a ter uma ideia até onde você pode chegar. Se necessário, procure auxílio de um técnico, contador ou consultor.

4 – Vislumbre o futuro: Imagine o seu dia a dia, procure visualizar você indo para a sua empresa recém-criada e as atividades que lhe esperam… O conjunto da obra tem que ser potencialmente prazeroso, ou seja, as tarefas e os relacionamentos têm que parecer valer muito a pena.

5 – Perfil: Faça uma autoanálise e confirme se terá prazer em conviver com a incerteza e o risco, num processo permanente de superação. Seja honesto consigo mesmo!

Deixe uma resposta