A influência do recrutamento pela internet

Recrutamento pela internetQue a internet facilita muito a rotina não é mais novidade para ninguém, no entanto, para o universo de Recursos Humanos ela é uma forte aliada e fator decisivo para o recrutamento e seleção de empresas atualmente.

Com o recrutamento via web muitos processos foram otimizados, e candidatos a vagas de emprego que, até então, deixavam seu currículo impresso empresa por empresa passaram a incluí-los na internet, seja em classificados online ou no próprio site das organizações, o que tornou a escolha do profissional adequado para determinada vaga muito mais ágil e simples.

No Brasil a Catho foi precursora de classificados online tendo iniciado em 1996 a mudança de cultura e a forma como os recrutadores encaram os processos de seleção. “Entre os motivos para o uso cada vez mais intenso da tecnologia nos processos seletivos está o fato de que sites de recrutamento vêm deixando de ser um simples classificado online de empregos e se tornando uma avançada plataforma de matching entre empresas e candidatos”, explica Luís Testa, Head de Marketing da Catho.

Segundo Evandro Corado, Vice-presidente de Relações Instituições da Associação Paulista  de Recursos Humanos e de Gestores de Pessoas – AASPA-, atualmente 80% do recrutamento das empresas é realizado com auxílio da internet. “A possibilidade que as ferramentas e filtros de sites de recrutamento permitem ao profissional de RH, garantem agilidade e precisão nos processos”, enfatiza Corado.

Já para Angela Castro, Vice-presidente de Estratégia da AAPSA e sócia da Deloitte na área de Outsourcing, atualmente é impossível realizar a gestão dos processos de recrutamento sem o uso da internet. “Para empresas com processos em grande escala gerir e procurar candidatos pela web é essencial para o recrutador”, reforça Angela.

Para se ter uma ideia na Catho os recrutadores têm acesso a mais de 6,2 milhões de currículos, dos quais 2,7 milhões estão atualizados até 2 anos.

Deixe uma resposta