Pesquisa identifica áreas com maior crescimento salarial – IG Carreiras

Oito dos dez setores em que os ganhos mais aumentaram são da Engenharia

A pesquisa salarial e de benefícios da Catho Online, empresa de classificados de currículos e empregos, mostra os setores que registraram maiores aumentos do salário médio no último ano. As profissões diretamente ligadas à Engenharia são oito das dez que tiveram maior crescimento.

As área mais bem colocadas no ranking foram as das Engenharias Geológica e Cartográfica, com um crescimento de 17,6% cada, seguida de Engenharia Mecatrônica (14,5%), Telecomunicações (12,8%), Engenharia Civil (12,8%), Engenharia da Qualidade (12,7%), Engenharia de Obras (12,7%), Almoxarifado (12,3%), Engenharia Naval (12,4%), Engenharia de Minas (12,4%) e Engenharia do Meio Ambiente (11%).

A 33ª Pesquisa Salarial e de Benefícios foi realizada no período de 1º a 30 de setembro deste ano. Participaram do levantamento cerca de 167 mil pessoas, de 20 mil empresas, em 3484 cidades brasileiras.

Elas responderam ao formulário eletrônico contendo questões relacionadas ao seu cargo, sexo, idade, escolaridade, idiomas, salário, benefícios, região onde trabalham, faturamento da empresa, entre outras informações. O resultado foi comparado com os dados de 2009.

Na análise dos ramos de atividade econômica com média salarial superior à média salarial nacional, os principais estão vinculados a transporte, indústria, construção e energia.

As áreas que tiveram melhores ganhos são as de mineração, extração de óleo e gás, registrando remuneração 32,3% superior à média salarial nacional; fabricação de refinaria de petróleo e correlatas (24%); fabricação de equipamentos de transporte (23,8%); indústria de auto-peças (22%); eletricidade, gás, água e serviços sanitários (18,5%).

Deixe uma resposta