Para especialistas, quem quer voltar ao mercado deve se atualizar – Diário Regional do ABCD

Com a aposentadoria, algumas pessoas vêm seus rendimentos diminuírem ou percebem que as horas do dia estão mais longas e menos ocupadas, e por isso buscam nova colocação profissional. Para Lucio Tezotto, gerente de atendimento da Catho Online – agência de classificados via web de currículos e empregos – a principal qualidade do profissional maduro é a experiência.

“Para as empresas é vantajoso contratar alguém que domine a atividade que realiza e, além disso, tenha expertise do mercado de trabalho”, declarou. Tezotto afirmou ainda que as pessoas mais velhas dentro do ambiente de trabalho servem de exemplo aos mais jovens, atuando como multiplicadores de conhecimentos técnicos e também comportamentaisnas companhias.

“Como em qualquer fase da vida, é importante que o profissional se mantenha atualizado por meio de cursos, palestras e na participação em eventos e fóruns de discussão sobre a área em que atua”, pontuou o gerente.

Rosemary Bethancourt, consultora de RH da Catho Online afirmou que com a escassez de mão de obra capacitada, profissionais mais velhos e experientesvoltaram a ser disputados pelo mercado brasileiro.

“Algumas empresas têm contratado essas pessoas para mesclar com a ‘geração Y’, que se trata de um grupo bastante jovem, com ideias inovadoras, muita energia, ousadia para arriscar, mas por outro lado com pouca maturidade, estabilidade, experiência na prática, e é nisso que o profissional mais velho vem contribuir”, afirmou.

Deixe uma resposta