Na direção certa do mercado – Diário de São Paulo

Ontem o Diário de São Paulo publicou uma matéria sobre a importância dos cursos profissionalizantes para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

A matéria contou com a participação de Constantino Cavalheiro, diretor da Catho educação executiva.

Confira a matéria abaixo:

Na direção certa do mercado

Cursos profissionalizantes são voltados à prática do trabalho e valorizam o salário em até 5%

Os cursos profissionalizantes ajudam os jovens a ingressar no mercado de trabalho. Com conteúdo focado na prática, eles formam pessoas capacitadas para atuar em diversos segmentos, como industrial, serviços e informática. E também são uma alternativa para os estudantes que desejam conquistar o primeiro emprego e, assim, investir em um curso superior.

De acordo com Constantino Cavalheiro, diretor de educação executiva do Catho Online, portal de classificados de empregos, os cursos mais valorizados pelo mercado são os dos setores de vendas, administração, petróleo e gás, enfermagem, saúde e tecnologia da informação (TI). “Eles são um diferencial na hora da contratação porque focam em um conhecimento específico”, afirma o líder (veja as áreas que mais contratam e as respectivas médias salariais ao lado).

Crescimento na carreira

Segundo Cavalheiro, as aulas não são destinadas somente aos jovens. Profissionais com experiência podem aproveitar a oportunidade para obter uma melhor posição na empresa, e conquistar uma remuneração maior: “Para o Brasil chegar ao primeiro mundo é preciso investir em educação, e as pessoas precisam saber disso.”

Pesquisa realizada em 2008 pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching) mostra que cada ano de especialização técnica valoriza o salário em 5 %. “Há vagas no mercado

de trabalho, mas o número de profissionais qualificados para ocupá-las ainda é insuficiente”, comenta Villela Da Matta, presidente da entidade e consultor de carreiras (coach).

Para Da Matta, as aulas também são uma chance de os jovens decidirem sobre o futuro que desejam trilhar: “A partir desses cursos, eles ganham mais conhecimento sobre as áreas estudadas e identificam qual é a maior aderência com as aptidões pessoais.”

Thiago Sereva, gerente de integração executiva do Catho Online, acha que o maior beneficio dos cursos profissionalizantes é a possibilidade de inserção rápida no mercado de trabalho. “O jovem profissional entra direto na área que estudou porque conseguiu adquirir um bom conhecimento prático durante todo o treinamento”, destaca Sereva.

Deixe uma resposta