De 12 a 14 anos para chegar ao topo – IG online

Pesquisa aponta que a idade média dos presidentes de grandes empresas é de 43 anos e que chegaram ao cargo aos 36

Se você só pensa em como passar na seleção para uma vaga de estágio ou trainee ou se acabou de ser aprovado em um recrutamento pode imaginar que o planejamento para se sentar na cadeira de presidente da empresa ainda pode esperar mais um pouco. Mas é bom se apressar, pois o tempo para chegar ao topo da carreira vem caindo. O iG Estágio e Trainee traz resultados de uma pesquisa feita pela empresa Catho Online, especializada em classificados de currículos e empregos, em que mostra uma redução da idade média dos presidentes de empresa. O levantamento constatou que um trainee pode chegar ao topo em apenas 12 anos em média, enquanto um estagiário tende a levar 14 anos para atingir o cargo de presidente da empresa.

Ascensão mais rápida – Segundo a pesquisa feita durante o ano de 2009 com mais de 16 mil funcionários de empresas privadas, em 2005 a idade média de quem ocupava o cargo mais alto das companhias era 48 anos. Em quatro anos, essa média baixou para 43 anos de idade. A redução também é notada nos cargos de diretoria, cuja média baixou de 44 para 42 anos.

Promoção antes dos 40 – De acordo com a pesquisa da Catho Online, os presidentes de empresa afirmam ter recebido a promoção aos 36 anos, em média. Para as mulheres que ocupam esse cargo a chegada ao topo aconteceu por volta dos 33 anos. O mesmo levantamento mostra que a idade média para estagiários é de 22 anos, enquanto a de trainees é de 24 anos. Portanto, a partir dessas médias, o que se vê é que o tempo previsto para chegar à presidência de uma empresa é curto o bastante para que você comece a se planejar em qual o caminho deve seguir a partir dos primeiros momentos em uma empresa.

Deixe uma resposta