Catho Online no Infomoney – 22/06

Sites de recolocação: como escolher o mais adequado para você?

Profissionais devem fazer algumas observações antes de hospedar o currículo em um site de recolocação, dizem especialistas

Buscar emprego pela internet tem se tornado cada vez mais comum. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2009, a rede mundial de computadores foi o segundo meio mais utilizado para contratações nas empresas, perdendo apenas para a indicação de amigos e parentes, conforme revelam dados de pesquisa realizada pela Catho Online.

Diante disso, surge a seguinte pergunta: será que estes sites ajudam todo o tipo de profissional? De acordo com a consultora de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Rachel de Carvalho Vieira, sim, pois existem sites especializados na recolocação dos profissionais mais graduados até os com menos qualificação.

Além disso, ressalta, também há os sites desenvolvidos por setor, o que aumentam as chances dos profissionais.

Na hora da escolha, o que observar?
Por outro lado, orienta ela, as pessoas devem fazer algumas observações antes de hospedar o currículo em um site de recolocação, pesquisando e tomando o cuidado de não prejudicar a carreira.

“O candidato não deve se expor demais, para não prejudicar a carreira, pois não é interessante hospedar o currículo em vários sites ao mesmo tempo. Além disso, a pessoa deve fazer uma boa pesquisa, consultando usuários, internet e órgãos de defesa do consumidor, para não cair em armadilhas”, alerta

O gerente de atendimento da Catho Online, Lucio Tezotto, concorda e ressalta a importância do candidato também pesquisar sobre a empresa que está anunciando a vaga.

“Um dos cuidados, antes de se candidatar à vaga ou até mesmo comparecer a uma entrevista, é pesquisar e conhecer bem a atuação da empresa que está anunciando a vaga. Pode ser que a atividade descrita não esteja condizente com a realidade, ou até mesmo que as expectativas geradas com salário e crescimento profissional, na prática, não ocorram de forma tão espontânea como anunciado”.

Abaixo, mais alguns cuidados que devem ser tomados pelos profissionais:

  • Quando você for convocado para realizar uma entrevista, tenha certeza de que se trata de uma oportunidade real de emprego;
  • Certifique-se também que não será feita nenhuma cobrança – pela realização de testes psicológicos ou elaboração de currículo – para que você possa participar do processo seletivo;
  • Antes de comparecer a uma entrevista, busque na internet, no Procon e em órgãos competentes, informações sobre a empresa e se ela possui alguma reclamação relacionada ao golpe do falso emprego.

Para ter sucesso
Além de verificar se a empresa de recolocação é séria, quem procura por este tipo de ajuda na hora de arrumar um novo emprego também deve observar se o site oferece outros serviços, como dicas de como se portar em entrevistas e matérias que retratem o mercado de trabalho, pois, de acordo com Rachel, isso auxilia o candidato a ter mais sucesso.

No mais, observam os especialistas, é importante ter um bom currículo, destacando de forma clara e objetiva os pontos fortes, como os principais conhecimentos, resultados obtidos nas empresas em que atuou e habilidades desenvolvidas no decorrer da carreira; atentando para a apresentação do mesmo, evitando, por exemplo, erros de português.

Deixe uma resposta