Catho Online no Diário de S. Paulo

Empresas estão em busca de jovens com formação técnica

De acordo com estudo da Firjan, cinco das dez carreiras mais promissoras no país estão ligadas ao ensino profissionalizante

O mercado de trabalho está de portas abertas aos jovens que cursaram ou estão cursando o ensino profissionalizante. Segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), cinco das dez profissões mais promissoras estão na área técnica. Destaque para os setores de construção civil, alimentação e meio ambiente.

O investimento público e privado em infraestrutura, que ocorrerá nos próximos anos por causa dos Jogos Olímpicos e da Copa, aumentará essa demanda. “O mercado precisa de profissionais especializados. Os países mais desenvolvidos já valorizam esses especialistas. A tendência é que isso aconteça no Brasil”, acredita Constantino Cavalheiro, diretor da Catho Educação Executiva, unidade de negócios do Catho Online, site de classificados de empregos e estágios.

Os cursos técnicos têm o objetivo de formar especialistas, ou seja, as aulas passam conhecimentos específicos de cada área. Já o ensino superior dá uma visão mais ampla da profissão. “O mercado absorve bem essas pessoas (de cursos técnicos) porque elas trabalham com a prática, saem do curso com uma visão mais reaL A empresa visualiza o profissional como preparado para assumir aquela função”, diz Tiago Woitas Sereza, gerente de integração do Catho Online.

Para conseguir uma vaga, o candidato deve mostrar postura e comprometimento, conforme Marcelo Abrileri, presidente do portal de empregos Curriculum. com.br. “O diferencial está no conhecimento, simpatia, valores, credibilidade e dinamismo.”

Deixe uma resposta