Características dos profissionais de TI – Istoé Dinheiro
É de conhecimento geral a escassez de mão de obra no mercado de tecnologia da informação. Com uma demanda cada vez maior, vagas de TI se acumulam graças à falta de profissionais capacitados a cumprir as exigências requeridas. Agora, além do inglês e de conhecimentos técnicos, a sociabilidade do candidato pode fazer a diferença na hora da contratação do profissional e na posição em que ele vai trabalhar.
Completo conhecimento em idiomas, especialmente na língua inglesa, graduação em escolas reconhecidas e cursos extracurriculares continuam sendo importantes. A nova demanda da tecnologia, no entanto, pede um profissional ainda mais diferenciado: o sociável. “É um grande trunfo ter um profissional desses. Ele se relaciona com todas as áreas e com uma linguagem mais simples, atendendo à demanda de maneira mais rápida”, diz Diego Rondon, head hunter de TI da empresa de recrutamento Page Personnel.
A alta carga de estudos dos profissionais em formação, muitas vezes, acaba refletindo negativamente na sua vida social. Para conseguir atender a todas as disciplinas, alguns estudantes acabam deixando de lado o relacionamento interpessoal com amigos e família. De acordo com a psicóloga e diretora de recursos humanos da Catho, Telma Souza, a interação e o interesse pelas máquinas desde cedo também contribuem para um comportamento mais fechado. “Deve-se entender e respeitar o perfil de cada um, do introspectivo ao extrovertido, mas o profissional deve estar atento aos requerimentos pedidos para a vaga que ele deseja ocupar.”
Focar apenas na parte técnica pode ser prejudicial para o profissional almejar cargos mais altos na empresa. Aqueles que saem do estigma de “nerd” e se relacionam com os clientes de forma mais natural conseguem atingir posições de destaque nas companhias. “A capacidade de explicar informações de forma mais simples, liderar e ter competência em negociações são essenciais para quem quiser ocupar cargos de gestão”, afirma Thyago Liberalli, diretor de novas tecnologias e inovação da recrutadora Catho.