A febre das especializações no ambiente corporativo – Diário de S. Paulo

Profissionais com cursos de pós-graduação e MBA possuem mais chances de ocupar cargos de liderança e ter aumento salarial

Exigência das empresas, aumento salarial e busca por conhecimento estão entre os principais fatores que impulsionam o profissional a dar continuidade aos estudos, mesmo depois da graduação. Pesquisas divulgadas pelo Catho Online, portal de classificados de currículos e empregos, revelam que para cargos de diretoria a média salarial de quem tem curso master of business administration (MBA) é maior do que para doutores e mestres, diferentemente do que acontece com gerentes, coordenadores, supervisores e colaboradores com nível superior.

Segundo estudo da empresa de recrutamento especializado Robert Half, dos 50 executivos de média e alta gerência, 48% com MBA no currículo tiveram promoção e 22% receberam mais que o dobro do salário após a conclusão do curso. A pesquisa foi realizada com executivos de tecnologia da informação (TI), marketing, vendas, engenharia, finanças, contabilidade e mercado financeiro.

Formada em psicologia, Andréa Mendes viu sua carreira deslanchar após se especializar: “Consegui me recolocar um pouco antes de concluir a pósgraduação. Saí de uma empresa de pequeno porte e ingressei numa de médio/grande porte. Na entrevista, o gestor comentou que um dos diferenciais era a pós-graduação”, recorda.

Andréa conquistou o cargo de consultora interna de recursos humanos (RH) em uma multinacional no setor imobiliário com uma pós-graduação em administração de RH na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e um MBA em gestão de pessoas na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com o objetivo de se aperfeiçoar e crescer com a empresa, Gabriel Dantas apostou na pósgraduação em administração de empresas da FGV “Além de expandir meus conhecimentos em acLministração, já que tinha formação em relações internacionais (RI), sem dúvida, o curso me proporcionou inúmeros benefícios como troca de emprego, networking (rede de contatos) fantástico e aumento salarial”, diz Dantas, que atua no setor de aviação comercial.

Diferencial é realizar módulos em universidades no exterior

A procura por uma especialização tem crescido substancialmente no país, o que mostra uma tendência entre as empresas e os profissionais que buscam colocação num mercado cada vez mais competitivo. Nos últimos 15 anos, o número de matriculados cresceu significativamente, cerca de 80% no mestrado, enquanto no doutorado a procura triplicou.

A publicitária Meire Kanno encontrou no MBA executivo branding, oferecido pelo Colégio Rio Branco, as respostas que procurava para o tão falado gerenciamento de marcas (em inglês, branding ou brand management). “Trabalho na área de criação e ouvia falar deste nicho, mas, como a maioria, não sabia ao certo do que se tratava”, comenta.

“Costumo dizer que todos os dias, mesmo depois de formada, eu uso o que aprendi em sala de aula”, destaca. O setor de publicidade é promissor e exige dos colaboradores uma especialização contínua, que garanta o conhecimento do que está acontecendo em tempo real, com destaque para as tendências mundo afora.

Depois que concluiu o MBA, Meire, que comanda sua própria empresa, incluiu o planejamento estratégico ao trabalho. Ela também inseriu duas de suas funcionárias em especializações. Atualmente, a publicitária procura novos aprendizados em cursos rápidos. O MBA feito por ela tem um diferencial: oferece ainda um módulo de sua grade curricular na Brunel University West London, em Londres, cujo corpo docente é respeitado e consagrado pela formação de excepcionais profissionais nas áreas de design estratégico e branding.

COMO ESCOLHER UM CURSO

Objetivo

O profissional deve procurar aquilo que melhor se encaixa no seu plano de carreira.

Foco

Vale checar carga horária, temas atendidos, qualificação no mercado, corpo docente, bibliografia utilizada e métodos.

Diferenças

Os cursos de pós-graduação são divididos em duas categorias: lato sensu (chamados de extensão e aperfeiçoamento) e especialização (stricto sensu), entre eles mestrado (profissionalizante e voltado ao mercado), mestrado acadêmico (para quem deseja lecionar e focado no ensino e na pesquisa) e doutorado (para a formação de pesquisadores e vida acadêmica).

Ministério da Educação

Os mestrados e doutorados reconhecidos pelo MEC estão no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) www.capes.gov.br.

MBA

Para o Conselho Nacional de Educação (CNE), o MBA é considerado uma especialização (pós-graduação lato sensu). Por isso, não é submetido à avaliação sistemática da Capes. Indicadores seguros sobre a regularidade do curso são a prova do credenciamento institucional e a declaração que o MBA atende aos requisitos enumerados pela Resolução CNE/CES n° 001/01.

Escolas brasileiras estão em rankings internacionais

Pioneiro no setor, o MBA em marketing da Fundação Instituto de Administração (FIA), desenvolvido e coordenado pelo professor doutor Dilson Gabriel dos Santos, há mais de 20 anos, passou por reformulações. No início, era focado em marketing. Agora, engloba gestão de negócios em marketing. Outro curso bastante procurado por administradores, economistas, engenheiros e líderes é o OneMBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O programa subiu cinco posições no ranking do “Financial Times”, assumindo o 229 lugar, sendo o melhor colocado na América Latina (mais detalhes na página 24).

Formado em hotelaria, André B. von Ah vai aprimorar seus conhecimentos em um curso de gestão -o de luxo, a partir do segundo se- § mestre. De gerente de lojas, ele foi escolhido para posicionar uma marca no mercado de luxo no Brasil. Ele conclui no ano passado o MBA em marketing na FIA e logo foi promovido. “Os cases e professores foram essenciais para minha formação e promoção.”

2.359 especializações são reconhecidas pelo MEC em São Paulo

Sustentabilidade em alta

Os cursos procuram adequar conteúdo, pratica e objetivos das empresas. A procura por profissionais qualificados em sustentabilidade e meio ambiente, por exemplo, fez surgir o MBA em construções sustentáveis na GBC Brasil, a pósgraduação em gestão para sustentabilidade na Faap e o curso master em gestão de sustentabilidade na FGV.

Setores promissores

A Trevisan Escola de Negócios-lança os cursos: MBA gestão de projetos, MBA gestão do mercado premium, MBA gestão capital humano, MBA marketing digital e pós-graduação gestão de negócios e logísticas internacionais.

ÁREAS QUE MAIS CONTRATAM PROFISSIONAIS COM PÓS-GRADUAÇÃO E MBA

Contabilidade e finanças

Principalmente após a convergência da contabilidade brasileira para internacional, o mercado busca profissionais atualizados para ocupar cargos de gerência nas áreas de ciências contábeis, administração, economia e outras.

Controller

Dirigido aos executivos que pretendem assumir posições de direção geral de negócios e empresas de grande porte, o curso traz o aprofundamento de conhecimentos nas áreas de controladoria, finanças, mercados financeiros e demais extensões.

Governança corporativa, controles Internos e riscos

Escândalos financeiros que geram prejuízos ao mercado estão entre as principais razões pela qual as empresas passaram a dar maior relevância ao gerenciamento de conflitos tanto internamente quanto perante à sociedade.

Gestor de relação com Investidores

Extensão da graduação de administradores e economistas, o curso prepara os profissionais para atuar em cargos estratégicos, buscando estabelecer o melhor diálogo entre a empresa, os agentes do mercado, os analistas e os acionistas.

CURSOS DE DESTAQUE NO MERCADO

GESTÃO DE LUXO – Duração: 2 anos. Preço: R$ 2.260 por mês. Objetivo: Formação de profissionais que dominam conceitos e técnicas de gestão da produção, distribuição e comercialização de bens e serviços de luxo. Públko-alvo: Profissionais egressos das áreas de design, moda, administração, economia e outras, que atuam no segmento de luxo, ocupando posições gerenciais ou similares, bem como aqueles que querem se apropriar das técnicas de liderança utilizadas nesse setor. Instituição: faap. Endereço: Rua Alagoas 903, no bairro de Higienópolis. Site: www.gestaodoluxo.com.br. Tel.: 3662-7449.

MBA EM MARKETING –  Duração: 17 meses.
Preço: R$ 35.540 (matrícula de R$ 2,800 e parcelamento do curso em até 24 meses). Objetivo: Proporcionar conhecimentos atualizados sobre os conceitos e as praticas de marketing utilizados nas organizações modernas e servir de laboratório para a troca de experiências e o desenvolvimento de novas propostas na área. Público-alvo: O curso é voltado para executivos de marketing e de setores correlates de empresas industriais, comerciais e serviços, com formação superior concluída há mais de três anos e que ocupam cargos de diretor ou gerente, além de profissionais com interesse em marketing. Instituição: FIA. Endereço: Unidade Educacional Butantã, Rua José Alves da Cunha Lima 172, no Butantã. Site: www.fia.com.br/educacao/mba/curso/paginas/marketing.aspx. Tel.: 3732-3522.

ONE MBADuração: 21 meses. Preço: R$ 120 mil (incluindo passagens aéreas e acomodação nas quatro residências). Objetivo: Formar executivos para atuação em qualquer ambiente global. Público-alvo: O programa é voltado para presidentes, diretores, superintendentes, gerentes, executivos, sêniores, consultores e profissionais que estão prestes a assumir esses cargos. Instituição: FGV, em parceria com quatro importantes instituições internacionais. Endereço: Avenida 9 de Julho 2.029, no bairro da Bela Vista. Site: www.fgv.br/onemba. Tel.: 3799-7777.

GESTÃO DE NEGÓCIOS – Duração: 18 meses. Preço: R$ 25.850 (parcelamento em até 18 meses). Objetivo: O programa visa formar profissionais engajados com o seu autodesenvolvimento, atentos às mudanças globais e conscientes do potencial de das oportunidades advindas da sustentabilidade no mundo dos negócios. Público-alvo: Profissionais diplomados em curso superior que buscam o desenvolvimento na carreira, aspiram tornar-se mais competitivos para as novas demandas do mercado e almejam assumir desafios em gestão. Instituição: Fundação Dom Cabral, instituição mineira especializada em cursos de educação executiva e que tem campus na capital paulista. Endereço: Há duas universidades em Minas Gerais. Unidade São Paulo Avenida Dr. Cardoso de Melo 1.184,15 andar, no bairro da Vila Olímpia. Site: www.fdc.org.br Tel: 40059200.

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS – Duração: 642 horas. Preço: R$ 56.930. Objetivo: Preparar indivíduos para pensar de forma estratégica e integrada na organização, liderando grupds e organizações, além de promover mudanças e buscar resultídos positivos. Público-alvo: Profissionais que buscam sólidos conhecimentos na área financeira e que almejam a efetiva aplicação dos conteúdos e, das ferramentas aprendidos com o objetivo de alcançar resultados significativos e posições ascendentes. Instituição: instituto de Ensino e Pesquisa Insper. Endereço: Rua Quatá 300, no bairro da Vila Olímpia. Site: www.insper.edu.br/mba/ mba-executivo-em-financas. Tel.: 4504-2400.

Deixe uma resposta