Como funciona: empresas confidenciais

Para quem está habituado a usar a plataforma da Catho para buscar emprego, é comum encontrar anúncios de vagas em que o nome da empresa contratante é confidencial. Você sabe por que isso acontece?

Ao fazer um anúncio de uma vaga no site, o recrutador responsável pela seleção pode optar por manter o nome aberto ou por ocultar esta informação.

Na maioria das vezes, os profissionais de RH escolhem manter o nome da empresa exposto para atrair mais candidatos, pois muitos deles consideram esta informação relevante no momento da candidatura, e preferem, além de serem escolhidos, escolherem a empresa ideal para trabalhar.

Divulgar o nome da empresa, na visão do recrutador, seria algo importante para atrair um maior número de candidatos e fechar a vaga mais rapidamente, mas por questões da empresa, às vezes o recrutador não pode divulgar e confidencializa esta informação, e isso pode acontecer por diversos motivos, por exemplo:

  • Se a vaga for para a substituição de um colaborador que ainda atua na empresa, não é considerado ético abrir a informação que aquela posição será ocupada por um novo profissional.
  • Em alguns casos, abrir para o mercado que a empresa está em busca de um novo profissional, na grande maioria das vezes os cargos são gerenciais, pode prejudicar a estratégia da empresa com relação aos concorrentes.
  • Muitas empresas também optam pela confidencialidade para não receberem currículos por outras fontes e manterem o processo de seleção organizado no site, onde podem armazenar, filtrar e pesquisar os currículos. Este motivo favorece quem envia o currículo diretamente pelo site, que competirá com menos candidatos.

Deixe uma resposta