A importância da carta de apresentação

cartaMuitos recrutadores tem por exigência o envio da carta de apresentação pelo candidato, você sabe por que ela é importante?

Para muitos, preencher a carta de apresentação é bobagem, no entanto, é nela que você poderá colocar suas aptidões profissionais e pessoais, e detalhes relevantes sobre sua personalidade e visão de carreira.

Para Lilian Santos, especialista da Catho, a carta de apresentação é uma forma de comunicação simples e personalizada entre quem busca uma oportunidade de emprego e quem procura um bom profissional. “Ela pode ser enviada tanto para as vagas em aberto como para empresas nas quais o profissional gostaria de trabalhar, independente de existir uma posição em aberto ou não”, enfatiza Lilian.

A carta deve ser objetiva, contendo uma página no máximo. O foco desse documento é chamar a atenção e motivar o leitor a entrar em contato.

Segundo Rafaelle Sobreira, psicóloga e consultora da TEARH, o intuito de uma carta de apresentação é expor um resumo dos principais pontos da carreira do candidato.

“Antes de o recrutador visualizar o currículo propriamente dito já é possível, através da carta, identificar se o candidato tem um perfil próximo, ou não, dos requisitos da vaga. O ideal é que seja escrito uma carta de apresentação personalizada para cada vaga que o currículo for enviado”, enfatiza a especialista.

A carta deve conter as seguintes informações:

– Área de atuação e experiência, voltada para a vaga que está concorrendo;

– Destacar ações desenvolvidas e resultados obtidos em outras empresas e funções;

– Citar experiências diferentes como intercâmbios, aptidão em outros idiomas e participação em trabalhos voluntários.

Textos longos, erros de português e discursos prontos são erros comuns em cartas de apresentação e devem ser evitados.

Deixe uma resposta